Essa é uma das
muitas atividades que o nosso projeto veio propor e que deu muito certo.
Seu objetivo
era fazer com que os alunos entrassem em contato com sua própria história
familiar por meio do resgate de objetos, brinquedos, brincadeiras, fotografias
e retratos antigos.
Para cada turma do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental, dentro da disciplina de História fomos propondo um tipo de tarefa
cuja qual fui dando um nome, um título melhor dizendo.
Assim aos
alunos do 6º ano A matutino, 6º ano B e C vespertino, coube a tarefa de
resgatar por meio de simples entrevista aos pais e avós sobre com o que
brincavam quando crianças. Essa tarefa recebeu o título de ASSIM BRINCAVAM
NOSSOS PAIS...
Quando o
brinquedo ou a brincadeira já não mais existisse, fabricassem outro brinquedo
idêntico ou escrevesse a brincadeira para apresentar e ensinar aos colegas. A
experiência foi enriquecedora. Houve criança que até confeccionou bonequinha de
casca de melancia para ilustrar o brinquedo da mãe. Quando não conseguiam
arranjar o objeto apropriado, usando-se da criatividade, alguns arranjaram
objetos similares, ou mesmo, que apenas dessem uma noção de como era, como o
caso de uma aluna que disse: “Professor, meu pai disse que brincava com
boizinhos feitos de maxixe, mas como não consegui arrumar, fiz de limão e
trouxe”.
Com os 7º ano
A e os 8º anos A e B e, 9º A matutino a
tarefa era buscar o objeto mais antigo que encontrassem dos pais ou avós. A
tarefa foi intitulada GARIMPO DE HISTÓRIA. Outra experiência inusitada.
Objetos que nos fizeram lembrar o período da escravidão foram surgindo, como no
relato de um aluno que trouxe uma candeia (um tipo de lâmpada antiga alimentada
com azeite de mamona ou querosene), e explicava como as escravas carregavam o objeto
em suas bocas. Muitas fotografias de família, panelas de ferro e ferros de
passar roupas (a brasa), carda (um objeto que servia para separar linha de lã),
além de outros.
Ao 7º ano B
vespertino a tarefa chamou GARIMPAGEM FOTOGRÁFICA, pois coube a esse
grupo resgatar um pouquinho de sua história através das fotos e dos retratos
antigos. Muitos trouxeram fotos realmente antigas. Outros tiveram dificuldades
com a resistência dos familiares, que temiam que as fotos estragassem ou fossem
perdidas. Alguns, diante das dificuldades, preferiram apresentar fotos deles
mesmos quando bebês.
Por fim, ao 7º
ano A matutino e 7º ano C vespertino ficou a tarefa de resgatar sua história
com objetos, brinquedos ou fotografias.
Eronides
S. Costa.
Fotografias das exposições dos objetos e brincadeiras históricas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário