quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONHECENDO A MINHA HISTÓRIA.


Essa é uma das muitas atividades que o nosso projeto veio propor e que deu muito certo.
Seu objetivo era fazer com que os alunos entrassem em contato com sua própria história familiar por meio do resgate de objetos, brinquedos, brincadeiras, fotografias e retratos antigos.
 Para cada turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dentro da disciplina de História fomos propondo um tipo de tarefa cuja qual fui dando um nome, um título melhor dizendo.
Assim aos alunos do 6º ano A matutino, 6º ano B e C vespertino, coube a tarefa de resgatar por meio de simples entrevista aos pais e avós sobre com o que brincavam quando crianças. Essa tarefa recebeu o título de ASSIM BRINCAVAM NOSSOS PAIS...
Quando o brinquedo ou a brincadeira já não mais existisse, fabricassem outro brinquedo idêntico ou escrevesse a brincadeira para apresentar e ensinar aos colegas. A experiência foi enriquecedora. Houve criança que até confeccionou bonequinha de casca de melancia para ilustrar o brinquedo da mãe. Quando não conseguiam arranjar o objeto apropriado, usando-se da criatividade, alguns arranjaram objetos similares, ou mesmo, que apenas dessem uma noção de como era, como o caso de uma aluna que disse: “Professor, meu pai disse que brincava com boizinhos feitos de maxixe, mas como não consegui arrumar, fiz de limão e trouxe”.
Com os 7º ano A  e os 8º anos A e B e, 9º A matutino a tarefa era buscar o objeto mais antigo que encontrassem dos pais ou avós. A tarefa foi intitulada GARIMPO DE HISTÓRIA. Outra experiência inusitada. Objetos que nos fizeram lembrar o período da escravidão foram surgindo, como no relato de um aluno que trouxe uma candeia (um tipo de lâmpada antiga alimentada com azeite de mamona ou querosene), e explicava como as escravas carregavam o objeto em suas bocas. Muitas fotografias de família, panelas de ferro e ferros de passar roupas (a brasa), carda (um objeto que servia para separar linha de lã), além de outros.
Ao 7º ano B vespertino a tarefa chamou GARIMPAGEM FOTOGRÁFICA, pois coube a esse grupo resgatar um pouquinho de sua história através das fotos e dos retratos antigos. Muitos trouxeram fotos realmente antigas. Outros tiveram dificuldades com a resistência dos familiares, que temiam que as fotos estragassem ou fossem perdidas. Alguns, diante das dificuldades, preferiram apresentar fotos deles mesmos quando bebês.
Por fim, ao 7º ano A matutino e 7º ano C vespertino ficou a tarefa de resgatar sua história com objetos, brinquedos ou fotografias.
                                                    Eronides S. Costa.      

Fotografias das exposições dos objetos e brincadeiras históricas:












 

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