segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apresentação do projeto.

De forma clara e sucinta, o projeto "O despertar de um jovem historiador" desenvolvido pelos professores Antoniel de Oliveira e Eronides de Souza Costa da E.M. Major Francisco Fautisno Dias busca despertar o interesse do aluno para temas propostos pelo Referencial Pedagógico de História e Geografia e de temas transversais, bem como ampliar o interesse para a prática de leituras diversas  e da pesquisa.
Assim, serão abordados assuntos tais como entrevistas, pesquisas bibliográficas e de campo, leituras de textos históricos e filosóficos, elaboração de textos e pequenos artigos, valorizando a participação ativa do discente, permitindo que ele próprio, pesquisador em questão, sugira alguns temas, que deverão ser aprovados pelo grupo e levados para a prática discente.
Os resultados esperados deverão ser colhidos no decorrer do projeto, estando este, aberto para a participação de todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, que venham a demonstrar interesse pelos temas propostos.
Os objetivos gerais são: 
  1. Focalizar o aprendizado, pelos discentes, de determinadas habilidades consideradas importantes no processo do saber;
  2. Apresentar alternativas dentro do ensino de História e Geografia que promovam o exercício da cidadania;
  3. Despertar o interesse pela leitura e pela pesquisa históricas.
Pitágoras há um pouco mais de 2.500 anos, dizia: “Eduquem as crianças de hoje e não será preciso castigar os homens de amanhã.”[1] Nesse intuito, vale todo esforço que se some à formação humana de um cidadão justo e solidário.
Nesse intuito, busca-se despertar o interesse do estudante por valores relativos a pretérito e presente, nas diversas áreas do conhecimento, interligadas ao estudo de História e Geografia, cujos princípios sejam prazer e  gosto pelo aprender integrado ao processo histórico e geográfico de uma construção teórica e prática responsável.


[1] < www.evirt.com.br/desafio/cap14.htm>. Data: 28/03/2012 às 11h00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário