De forma clara e sucinta, o projeto "O despertar de um jovem
historiador" desenvolvido pelos professores Antoniel de Oliveira e
Eronides de Souza Costa da E.M. Major Francisco Fautisno Dias busca despertar o interesse do
aluno para temas propostos
pelo Referencial Pedagógico de História e Geografia e de temas
transversais, bem como
ampliar o interesse para a prática de leituras diversas e da pesquisa.
Assim, serão abordados assuntos tais como entrevistas, pesquisas
bibliográficas e de campo, leituras de textos históricos e filosóficos,
elaboração de textos e pequenos artigos, valorizando a participação ativa do
discente, permitindo que ele próprio, pesquisador em questão, sugira alguns
temas, que deverão ser aprovados pelo grupo e levados para a prática discente.
Os resultados esperados deverão ser colhidos no decorrer do projeto,
estando este, aberto para a participação de todos os alunos do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental II, que venham a demonstrar interesse pelos temas propostos.
Os objetivos gerais são:
- Focalizar o aprendizado, pelos discentes, de determinadas habilidades consideradas importantes no processo do saber;
- Apresentar alternativas dentro do ensino de História e Geografia que promovam o exercício da cidadania;
- Despertar o interesse pela leitura e pela pesquisa históricas.
Pitágoras há um pouco mais de 2.500 anos, dizia: “Eduquem as crianças de hoje e não será
preciso castigar os homens de amanhã.”[1]
Nesse intuito, vale todo esforço que se some à formação humana de um cidadão
justo e solidário.
Nesse intuito, busca-se despertar o interesse do estudante por valores
relativos a pretérito e presente, nas diversas áreas do conhecimento, interligadas
ao estudo de História e Geografia, cujos princípios sejam prazer e gosto pelo aprender integrado ao processo
histórico e geográfico de uma construção teórica e prática responsável.
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