Durante um período nós, Leandro Antonio Silva, Larrisa Shaila Sousa, Luma Alerrandra Pereira e o professor Eronides de Souza Costa, estivemos levantando dados na escola Major sobre os alunos portadores de necessidades específicas. Elaboramos um questionário e entrevistamos todos (ou quase todos) os professores sobre a presença desses alunos em suas salas de aula e sobre a qualificação desses professores e da escola.
Através dessa coleta de dados conseguimos observar que nossa escola possui um grande número de alunos portadores de necessidades especiais e que esses alunos não recebem o auxílio qualificado para suas devidas necessidades.
A falta de qualificação própria, as salas superlotadas e a falta de espaço e recursos adequados são muitas das reclamações dos professores. Muitos também argumentam sobre a presença da sala de recursos e das monitoras, mas admitem que esses auxílios não são o suficiente para o trabalho completo com esses alunos.
Pudemos observar também que alguns professores não possuem certas informações, ou preferem omitir, e também alguns que não estavam muito interessados na entrevista. Mas aqueles que observaram e que percebem algum tipo de necessidade em um aluno e que não possui laudo indicam a dificuldade de aprendizagem, ou déficit de atenção, como principal necessidade especifica. Em maior parte, esses alunos, sem e com laudo, não apresentam interesse pela aula a eles oferecida já que não possuem materiais e recursos adequados, mas há aqueles que são muitos esforçados.
A maioria dos professores se orgulha em trabalhar com esses alunos e aprendem que eles realmente precisam de recursos, espaço e acompanhamento para seu desenvolvimento, mas que às vezes, mesmo com suas limitações se superam e nos mostram seu esforço.
Leandro Antonio Silva 9º Ano A Mat
Larrisa Shaila Sousa 8º Ano B Mat
Luma Alerrandra Pereira 7º Ano A Mat
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