segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Paranaíba na Segunda Guerra Mundial



Nós, do projeto O Despertar de um jovem historiador, no dia 23 de outubro, estudamos com o professor Eronides um pouquinho sobre a história de nossa cidade (Paranaíba, MS), escrita pela professora Maria Aparecida Neves Brandão, em sua obra Pelos caminhos de Santana. Nela a professora Maria Aparecida narra à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e escreve que cinco de nossos ilustres cidadãos paranaibenses participaram ativamente desse fato histórico. Os soldados com a FEEB (Força Expedicionária Brasileira), designação atribuída à divisão da Infantaria enviada à Itália, já em 1945, nossos pracinhas conseguiram conquistar o Monte Castelo, no dia 30 de abril eles receberam a notícia do encerramento de todas as lutas na Itália.
Participaram da guerra 25.162 brasileiros, dos quais morreram 454 tombados em combate, que ficaram sepultados no Cemitério Italiano de Pistóia até 1965, data em que foram transladados para o monumento nacional aos mortos da Segunda Guerra Mundial.
Os nossos cinco soldados paranaibenses, considerados bravos guerreiros foram João Gonçalves Moraes (in memorian), Cacildo Alves Queiroz (in memorian), Acácio Alves Garcia, Azarias Alves de Freitas, Cristóvão Pereira dos Santos (Birico).
Esses nossos soldados vivenciaram todos os horrores da guerra, lutando valorosamente para a grandeza de nosso país. Com esse ato de bravura de nossos heróis, Paranaíba pode glorificar e enaltecer os seus guerreiros.
Em 2012, completam-se 67 anos do término da Segunda Guerra Mundial e do fim de tempos marcados por lutas, derrotas e vitórias.

Por: Daniel Patrick Oliveira dos Santos;
Jéssica Diennifer Alves Batista;
Laura Beatriz Silva Rodrigues. 7° B vespertino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário