sábado, 24 de novembro de 2012

Escola Major comemora o Dia da Consciência Negra


O desejo de mudança em relação ao preconceito racial foi expresso nesta terça-feira, 20/11 (data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra), pelos alunos e professores da Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias, nos turnos matutino e vespertino. Nesse dia foi realizado um grande evento com diversas exposições e apresentações artísticas e culturais exaltando a cultura africana.
Apresentamos várias atrações como o hino nacional, o hino da negritude, roda de capoeira, danças de origem afro, leituras de poesias sobre a cultura negra e degustação de alimentos que lembram a presença da cultura africana no Brasil. Na ocasião o Blog do Projeto O despertar de um jovem historiador também foi apresentado.
As atividades visam proporcionar um maior esclarecimento e conhecimento acerca desta data e de sua importância, além de proporcionar a valoração de nossas raízes no que diz respeito à cultura e ao estilo  afrodescendentes de ser.
Fotografias do evento:















































segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Personagens históricos de Paranaíba



Em nosso estudo do projeto O despertar de um jovem historiador, no dia 30 de outubro, aprendemos sobre duas ilustres cidadãs de nosso município, a professora Aracilda Cícero Correia da Costa e a professora Liduvina Motta Camargo.
Conforme narra a professora Maria Aparecida Neves Brandão, autora da obra Pelos caminhos de Santana, a qual estamos estudando, a professora Liduvina veio de Cuiabá, foi escolhida pelo prefeito de nossa cidade, o senhor Vladislau Garcia Gomes, para trabalhar no primeiro grupo escolar José Garcia Leal. Aqui ela se casou com José Batista Camargo com quem teve três filhos. E continuou seguindo sua carreira de professora.
A professora Aracilda, era uma presença que se podia sentir. Lutou pela educação e muito, pois era uma causa que lhe interessava. Nascida em Cuiabá de uma família de classe média, residiu em Três Lagoas onde conheceu o jovem Alexandrino Correia da Costa, com quem se casou e tiveram quatro filhos.  Morando em Paranaíba, foi a primeira professora normalista de nossa cidade. Viu muitos de seus alunos assumindo vários cargos políticos, como prefeito, vereadores e deputados, e se destacando em outros cargos como advogado, médico e educadores.
Em sua homenagem a escola normal Aracilda Cícero Correia da Costa, foi criada em 03 de agosto de 1966 pela lei nº 2.635, no governo de Pedro Pedrossian.
Pude assim perceber que apesar de pequena, nossa cidade tem muitos personagens históricos, os quais valem à pena conhecermos.

                                               Por Francine da Silva Prates, 7ºC Vespertino.

Paranaíba na Segunda Guerra Mundial



Nós, do projeto O Despertar de um jovem historiador, no dia 23 de outubro, estudamos com o professor Eronides um pouquinho sobre a história de nossa cidade (Paranaíba, MS), escrita pela professora Maria Aparecida Neves Brandão, em sua obra Pelos caminhos de Santana. Nela a professora Maria Aparecida narra à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e escreve que cinco de nossos ilustres cidadãos paranaibenses participaram ativamente desse fato histórico. Os soldados com a FEEB (Força Expedicionária Brasileira), designação atribuída à divisão da Infantaria enviada à Itália, já em 1945, nossos pracinhas conseguiram conquistar o Monte Castelo, no dia 30 de abril eles receberam a notícia do encerramento de todas as lutas na Itália.
Participaram da guerra 25.162 brasileiros, dos quais morreram 454 tombados em combate, que ficaram sepultados no Cemitério Italiano de Pistóia até 1965, data em que foram transladados para o monumento nacional aos mortos da Segunda Guerra Mundial.
Os nossos cinco soldados paranaibenses, considerados bravos guerreiros foram João Gonçalves Moraes (in memorian), Cacildo Alves Queiroz (in memorian), Acácio Alves Garcia, Azarias Alves de Freitas, Cristóvão Pereira dos Santos (Birico).
Esses nossos soldados vivenciaram todos os horrores da guerra, lutando valorosamente para a grandeza de nosso país. Com esse ato de bravura de nossos heróis, Paranaíba pode glorificar e enaltecer os seus guerreiros.
Em 2012, completam-se 67 anos do término da Segunda Guerra Mundial e do fim de tempos marcados por lutas, derrotas e vitórias.

Por: Daniel Patrick Oliveira dos Santos;
Jéssica Diennifer Alves Batista;
Laura Beatriz Silva Rodrigues. 7° B vespertino.