quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Viagem cultural a Campo Grande - MS


No dia 04 de dezembro de 2012 alunos e professores do ensino fundamental II da escola Major F. F. Dias realizaram uma visita aos museus do Som e Imagem e Arqueologia da UFMS (Memorial da Cultura Apôlonio de Carvalho), e ao MCDB (Museu das Culturas Dom Bosco) - Parque das Nações Indígenas esta visita durou o dia todo.
Os alunos que fizeram parte desta visita em sua maioria são integrantes do projeto O Despertar de um Jovem Historiador, outros foram incorporados ao grupo da viagem mesmo não fazendo parte do projeto por apresentarem maior empenho e compromisso para com as disciplinas de História e Geografia durante o ano letivo.
No horário de almoço os levamos ao Shopping Campo Grande, após terem almoçado num restaurante localizado na Avenida Afonso Pena, próximo ao Shopping. Muitos alunos que não conheciam esta realidade e tão pouco a cidade grande ficaram vislumbrados com o que viram.
Este fato foi um acontecimento histórico para a escola Major uma vez que reuniu alunos do 6º ao 9º ano dos dois turnos, matutino e vespertino, proporcionando uma aula prática em História e Geografia regional, por que lá puderam conhecer um pouco da história do Estado e do povoamento mais remoto da nossa região. Aquilo que a História retrata como aspectos da arqueologia humana.
Discente: Leandro Antonio Silva – 9º Ano A – Mat
Docentes: Antoniel de Oliveira e Eronides de Souza Costa














































Relatório do “Levantamento de dados sobre os alunos portadores de necessidades específicas”


          Durante um período nós, Leandro Antonio Silva, Larrisa Shaila Sousa, Luma Alerrandra Pereira e o professor Eronides de Souza Costa, estivemos levantando dados na escola Major sobre os alunos portadores de necessidades específicas. Elaboramos um questionário e entrevistamos todos (ou quase todos) os professores sobre a presença desses alunos em suas salas de aula e sobre a qualificação desses professores e da escola. 
         Através dessa coleta de dados conseguimos observar que nossa escola possui um grande número de alunos portadores de necessidades especiais e que esses alunos não recebem o auxílio qualificado para suas devidas necessidades. 
             A falta de qualificação própria, as salas superlotadas e a falta de espaço e recursos adequados são muitas das reclamações dos professores. Muitos também argumentam sobre a presença da sala de recursos e das monitoras, mas admitem que esses auxílios não são o suficiente para o trabalho completo com esses alunos. 
         Pudemos observar também que alguns professores não possuem certas informações, ou preferem omitir, e também alguns que não estavam muito interessados na entrevista. Mas aqueles que observaram e que percebem algum tipo de necessidade em um aluno e que não possui laudo indicam a dificuldade de aprendizagem, ou déficit de atenção, como principal necessidade especifica. Em maior parte, esses alunos, sem e com laudo, não apresentam interesse pela aula a eles oferecida já que não possuem materiais e recursos adequados, mas há aqueles que são muitos esforçados. 
          A maioria dos professores se orgulha em trabalhar com esses alunos e aprendem que eles realmente precisam de recursos, espaço e acompanhamento para seu desenvolvimento, mas que às vezes, mesmo com suas limitações se superam e nos mostram seu esforço.

Leandro Antonio Silva 9º Ano A Mat
Larrisa Shaila Sousa 8º Ano B Mat
Luma Alerrandra Pereira 7º Ano A Mat

sábado, 24 de novembro de 2012

Escola Major comemora o Dia da Consciência Negra


O desejo de mudança em relação ao preconceito racial foi expresso nesta terça-feira, 20/11 (data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra), pelos alunos e professores da Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias, nos turnos matutino e vespertino. Nesse dia foi realizado um grande evento com diversas exposições e apresentações artísticas e culturais exaltando a cultura africana.
Apresentamos várias atrações como o hino nacional, o hino da negritude, roda de capoeira, danças de origem afro, leituras de poesias sobre a cultura negra e degustação de alimentos que lembram a presença da cultura africana no Brasil. Na ocasião o Blog do Projeto O despertar de um jovem historiador também foi apresentado.
As atividades visam proporcionar um maior esclarecimento e conhecimento acerca desta data e de sua importância, além de proporcionar a valoração de nossas raízes no que diz respeito à cultura e ao estilo  afrodescendentes de ser.
Fotografias do evento: