quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Carta à Profª. Drª. Maria Cecília Barreto Amorim Pilla

          O aluno Leandro Antonio Silva do 9º Ano A, matutino, da Escola Major comunicou-se através de uma carta, com a Profª. Drª. Maria Cecília Barreto Amorim Pilla, coordenadora do curso de História, da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.
         Abaixo segue as impressões de Leandro relatando como ocorreu a resposta da professora que prontamente apresentou suas idéias e experiências quanto à escolha da sua carreira:
          Mandar uma carta a uma pessoa ilustre como a doutora Maria Cecília, historiadora e diretora do departamento de História da PUC do Paraná, que trabalha em uma universidade foi uma ótima experiência.
         Torna-se ainda mais interessante o fato de me comunicar com ela por carta, já que hoje em dia esse tipo de comunicação está quase extinto. Além do mais ela me pareceu uma pessoa muito simpática e muito inteligente.
     A partir destas ações, todos do projeto puderam adquirir mais conhecimento e ajudar na divulgação do próprio trabalho.
        Um trecho da carta, em que pergunto o que é preciso para uma pessoa se formar em história ela responde: “Eu aconselho que aqueles que desejam fazer história que façam, leiam muito, deixem se despertar pela curiosidade.”.
     Esse trecho reafirma a visão de muitos, inclusive dos professores do projeto, de que um historiador tem que ter curiosidade. O que me faz entender que todos aqueles que têm vontade de aprender precisam ter curiosidade, além de questionar e pesquisar bastante.
                                                                                                            Leandro Antonio Silva



sábado, 13 de outubro de 2012

Visita à Cooperativa de recicláveis de Paranaíba - MS

         A Coorepa (Cooperativa Recicla Paranaíba) recebeu no dia 14 de Setembro de 2012 a visita dos alunos do 6º Ano A matutino (Escola Major Francisco Faustino Dias), que foram monitorados pelo professor Antoniel de Oliveira – professor de História e Geografia.
     Os alunos viram na prática os conceitos de reciclagem e entraram em contato direto com o verdadeiro trabalho de uma estação de triagem. Muitos não sabiam da existência da COOREPA em nosso município, por isso, o momento também foi oportuno para alertá-los sobre a importância daquele trabalho de preservação da natureza do lugar onde vivemos.
          As fotos, a seguir, são o mais concreto registro da visita que une teoria e prática tornando mais claro o entendimento discente.









Nossa história também é literatura

           Sabemos que é de suma importância que o aluno leia diferentes gêneros e também compreenda a leitura realizada relacionando-a com a sua realidade. Para esta finalidade a professora Mileidi F. Castilho está apresentando alguns autores do Estado de Mato Grosso do Sul e suas obras no desenvolvimento de seu projeto, pois é pertinente aos alunos conhecerem obras sul mato-grossenses e, sobretudo o romance, então símbolo de Paranaíba “Inocência” do autor Visconde de Taunay. O público alvo são os alunos do 6° ano A matutino e 6° B vespertino, da Escola Major Francisco Faustino Dias. É válido ressaltar que o belíssimo trabalho de leitura e produção textual se vincula ao projeto “O despertar de um jovem historiador”. 

           Texto produzido pela aluna Michelle de Souza Silva do 6º Ano A, matutino da Escola Major: 

Meu pedacinho de mundo

Moro no Brasil,
Brasilzinho, Brasilá.
Aqui tem lindos campos,
onde canta o sabiá.

Nosso campo é mais verde,
o céu, bastante azul.
O povo é boiadeiro.
Este é meu Mato Grosso do Sul.

Paranaíba anoitece
As pessoas vão dormir
e a noitinha
os cachorros começam a latir.

Aqui tem mulheres varrendo casas,
crianças olhando araras,
Joaquim chupando manga,
meninas brincando na grama.

Moro num lugar feliz,
que me traz honestidade
o povo aqui é hospitaleiro
e de muita capacidade.

Na minha cidade
Tem a festa do peão
Lá entra qualquer idade
É a melhor festa do Bolsão.

Inocência é nosso símbolo,
Terra querida, gosto muito de você
Que Sant’Ana sempre abençoe
A todos que aqui vem viver.
 

Olimpíada Nacional em História do Brasil

             A participação na ONHB – 2012 foi extremamente prazerosa! A três equipes se classificaram até a terceira etapa e com certeza pudemos aprimorar e colocar em prática nossos conhecimentos históricos. No ano de 2013 estaremos mais dispostos para quem sabe alcançarmos uma melhor classificação.
             Fotos dos alunos e professores da escola Major que participaram da Olimpiada: